segunda-feira, março 30, 2009

O Carcereiro de Protógenes Queiroz

Deduções interessantes, acredito que algumas previsões são audaciosas e pessimistas, vale o exercício da reflexão. Concordo plenamente com a observação do final do texto.

"Considerando que Jabutis Não Sobem em Árvores, e todas às vezes que vemos um em cima de um galho, podemos ter a certeza que alguém o pôs lá, descrevo aqui alguns pensamentos que me têm assaltado, de acordo com a análise dos últimos acontecimentos, em torno da Opereção Satiagraha, totalmente e propositadamente personalizada no delegado da PF Protógenes Queiroz.

Parto do princípio do que já é público e notório, que a Operação Satiagraha é o cerne de um Esquema de Poder, que permeou e permeia, tanto o governo de FHC, quanto o de Lulla. A Satiagraha é o ponto de encontro descoberto entre o PT e o PSDB. O seu prosseguimento exporia os dois campos, a esta altura falso contendores, a não ser pela gerência da entrega do País.

Então, Vamos ao Telão! (como diz o bordão de uma excelente comediante da atualidade fantasiada de Cachoupa Portuguesa, em programa de Humor de Bordão - o único humor genuinamente brasileiro).

Desfecha-se, desde há 15 dias, o que parece ser a investida final contra Protógenes Queiroz, tendo como fato determinante o seu depoimento tomado nestes últimos dias, que determinou o seu indiciamento, mas tendo como alvo o enfraquecimento e, quiçá, desmobilização dos resultados e documentos da Op. Satiagraha, com implicados que ameaçam acabar com a República, caso sejam prejudicados em demasia. Vide o Marcos Valério, que pacientemente sabe que não sofrerá muito, pois é um arquivo, vivo ou morto.

Poucos dias antes do depoimento de Protógenes, o ex ministro e “articulador alternativo” (laranja) e não institucional do PT José Dirceu, abre o bico e reclama da “perseguição que sofre de Protógenes Queiroz”, dizendo-se obrigado a estender por mais tempo que o esperado sua estada na Europa “pois Protógenes queria me prender, junto com Daniel Dantas”. Acrescentou que achou muito estranho o arrombamento e furto de computador de seu escritório, implicitamente colocando como possível, ter sido uma ação clandestina de Protógenes..

Assim, no dia seguinte desta declaração, é visto como centro das atenções em convescote de Lullo Petistas, tira foto ao lado do vice presidente, beija a mão da ministra “Mãe do PAC” e a declara “candidata do PT às eleições presidenciais, e não por alguma imposição, mas sim por reflexão e inserção dela no PT, além de sua competência”(e isso como se já fosse o dono do PT, a esta altura uma carne de tendal em putrefação para uso de políticos oportunistas).

Assim beija a mão daquela que veio para o seu lugar, para apagar os resquícios da gestão, digamos Waldomiriana do José Dirceu, quando ministro. Terá feito isso "de grátis", politicamente falando? No dia seguinte, os jornais (e ainda dizem que são contra o Lullo Petismo), estampam declarações, entrevistas e até falas de D. Dilma, em pleno abono ao José Dirceu, não se esquecendo, os jornalistas amestrados, da frase chave, presente em TODAS as matérias: José Dirceu está sendo reincorporado ao PT, é o Articulador Político do Partido e, em breve, tudo isso será oficializado.

De quebra, declarações que dão como certa a refiliação de, pasmem, Delúbio Soares no PT, com candidatura garantida (e certamente já equacionada financeiramente).

Tudo com um “timming” perfeito, como se as coisas tivessem sido meticulosamente preparada e organizada, nas várias etapas e rituais públicos. Enquanto o precursos das milicias no RJ, vereador e depois deputado do PT, Jorge Babu, continua nas fileiras do PT, mesmo depois de, após preguiçosas gestões administrativas, já ter sido expulso, recentemente, pela DN do Partido.

Só não ficamos sabendo dos rituais privados desta pantomima macabra de reabilitação de pública de José Dirceu, ou seja, o isolamento de personalidade pública que descobriu podres e mais podres, de lá e de acolá, e que está muito incômodo para a aplutocracia rapinante que manda nos mandantes deste Brasil.

Já que não divulgaram, vou dar uma versão que imaginei, e acho que pode ser muito próxima da realidade, pois são baseadas em Fatos de domínio público.

Já estava claro que Protógenes não interessava a mais ninguém. A denúncia e o produto das investigações tomaram rumos próprios (como acontecem nos grandes casos) e pode atingir alhos e bugalhos.

Da parte da Direita, a Veja já tinha feito o que pode, dando voz e assumindo versões claramente a favor do Esquemão Daniel Dantas. Mas, não mandam na Polícia Federal, que iria interrogar, como interrogou Protógenes.

Assim, o governo precisava de um Jabuti (olha ele aí!) para subir na árvore e gritar, do lado de acolá.

Foi a conta! Contemplou José Dirceu que, além de ser alvo de Protógenes por suas ligações perigosas, inclusive com aquele Russo milionário que faz falcatruas pelo mundo. Por sua vez, o governo arriscando de ser atingido profundamente, por qualquer centelha de Protógenes.

Na minha imaginação, o acordo privado entre as partes, inclusive a parte de Daniel Dantas foi acionar o José Dirceu para emitir a senha do Isolamnento de Protógenes, para ser abraçado pela "esquerda", pelas ligações Dirceusianas em vários escalões do governo e pela militância, a alertando que estavam abraçando um "sapo do PSOL", segundo alguns, para que a ordem do governo em isolar Protógenes, não parecesse "coisa da Veja".

Em troca, ou melhor, COMO PAGAMENTO por este SERVIÇO SUJO E SÓRDIDO, José Dirceu seria (como foi) reabilitado perante a Opinião Pública, enquanto Protógenes Queiroz poderá ser até afastado da PF, como aliás, noticiou Josias de Souza n'A Folha de São Paulo, creio eu a partir de informações concretas. Ou então como parte de um plano para forçar o Governo manter o Protógenes, para não acatar A Folha....

Assim, pela inexplicável coincidência dos episódios e sucessão dos fatos, em tão importante episódio da atualidade política, e pela total omissão dos “analistas” de plantão em mencionarem algo sobre estas que, afirmo, podem ser meras coincidências, mas que dou-me o direito de especular.

E, se eu estiver certo, quem sabe se José Dirceu, em um possível mandato de D. Dilma Roussef, não será nomeado o Carcereiro de Protógenes? E tendo Daniel Dantas como seu Chefe, na Polícia Federal.

Afinal, especular não custa nada e Jabutis Não sobem em Árvores! Ao menos sozinhos.

P.S. - Rezo todos os dias, para um Deus que desconfio inexistente, para que Protógenes Queiroz não tenha tentado atalhos investigatórios que maculem o seu trabalho, e acabem por favorecer os infratores. Mas, mesmo que tenha cometido este deslize, os enredados nestas falcatruas não ficariam “inocentes” só por isso."

Raymundo Araujo Filho
Médico veterinário e nunca viu cobra casar com jacaré, a não ser se domesticados pelo homens, assim talvez seja possível.

Nenhum comentário: