quinta-feira, julho 16, 2009

Desabafo

A manifestação legítima feita hoje na frente da casa da governadora Yeda serviu para mostrar uma coisa que sabíamos, mas não tínhamos como provar. Ao sair de casa com cartazes com os seguintes dizeres: "Vocês não são professores torturam crianças abram alas que as minhas crianças têm aula!", a governadora finalmente se mostrou; a provocação, o deboche, o desdém e a falta de seriedade ficaram evidentes e é dessa forma que Yeda e os que a rodeiam conduzem o estado do Rio Grande do Sul.

Ao levar o container para rua e mostrar em que estão dando aula os professores não estão se mobilizando com interesses partidários como faz entender moralista Lasier Martins em seu espaço na televisão, eles estão denunciando uma situação insuportável que agride a dignidade das crianças e dos trabalhadores em educação.
É também importante frisar que todos esses eventos últimos contra o governo são brandos perto do que merecia o escandaloso governo do estado e que o foco político que devemos assumir transcende a questão das escolas públicas estaduais e a situação do magistério. Essa pauta é o carro chefe porque o CPERS é o sindicato mais combativo que temos, mas a tensão no estado hoje tem essa proporção porque a corrupção, o despreparo administrativo dos quadros do governo, os tráficos de influência, trocas de favores, casa não explicada, o corte de gastos somente em políticas sociais são as marcas dessa gestão.

Muito menos foi suficiente para que o TSE caçasse dois governadores nos últimos anos, esse é o foco, a derrubada desse governo, a sociedade civil gaúcha têm de se mostrar menos servil e ser mais orgânica, sistematizar denúncias, pressionar o ministério público, e seguir se manifestando cada vez mais para que saia do armário a verdadeira face (descrita acima) dessa gente que manda no estado e que reprime com gosto e de várias formas os trabalhadores e as classes populares.

Um comentário:

Anna Luiza disse...

Belo desabafo!