sexta-feira, setembro 24, 2010

Meu álbum levaram e as revistas quero que levem


O trajeto que faço de ônibus para ir a universidade é um tanto longo, dura uns 40 minutos. Hoje em dia há ar condicionado, rádio e televisão nesse meio de transporte coletivo, ontem fui de frente para uma tela de umas 20 polegadas. Na minha frente duas senhoras conversavam sobre o tema que passava na televisão, era a quinta vez que o horóscopo daquele dia era listado signo por signo. O assunto era carregado por forte crença na perspectiva apresentada pelas sugestões e elucubrações dos astros.
Fui à aula de espanhol e depois resolvi passar no museu de astronomia que é perto do meu campus, já que tinha um bom tempo até a próxima atividade. O lugar estava pouco movimentado e casualmente havia uma exposição sobre a diferença entre astrologia e astronomia, e isso não poderia me remeter a outra coisa se não ao ônibus. Falei com o curador da exposição que estava sedento por dúvidas simples como as que eu tinha. Porque as pessoas creem tanto no horóscopo? Fiz essa pergunta, timidamente, mas fiz.
Ele começou me dizendo que essa questão transcendia sua alçada, mas que ele poderia me explicar um pouco do que é a astrologia e suas diferenças em relação à astronomia. Eu queria saber essa resposta antes da explicação que viria, não gosto que as pessoas pensem que sou senso-comum, dias desses achei que minha professora pensou isso de mim, mas enfim.
O professor disse:
- bom Alfredo a astrologia, essa do horóscopo dos jornais e revistas é baseada em uma crença, superstição ou dogma, como queira, foi desenvolvida no século II d.c pelo filósofo Claudius Ptolomeu e segue exatamente a mesma até hoje, sem nenhuma atualização, apesar da descoberta de outros planetas e do fato de que o eixo de rotação terrestre não ser mais o que Ptolomeu presumia. Há duas formas de você observar o mundo, através da fé e das superstições ou através da lógica, da observação e das evidências e basicamente essa é a diferença entre a astrologia (estática) que corresponde a primeira e a astronomia (dinâmica) que equivale à segunda forma.
Nessa exposição podemos ver que a luz das estrelas mais próximas foi gerada na época dos dinossauros, que exitem no mínimo 100 milhões de galáxias como a nossa pequena Via láctea, entre outras coisas. Pensei comigo, primeira coisa que vou fazer é jogar fora aquelas revistas que guardo com a parte do signo de libra grifada, e o baralho de tarô como já menti para os meus amigos que foi presente de uma moça vou ter que mantê-lo e se indagado sobre minha crença nele irei salientar seu valor estético na decoração do quarto. Entenderam minha timidez ao perguntar sobre o assunto?

Nenhum comentário: