domingo, julho 08, 2012

Sobre viajar



Viajar faz bem! Sabem todas aquelas coisas que podem ser ditas sobre os benefícios de viajar, considerem-nas ditas. Podemos nos apaixonar por lugares assim como por pessoas, é fato, por vezes, pode acontecer dessas duas coisas se coadunarem. 

Ateus como eu podem acreditar em energia ou "aura" dos lugares, ta liberado. São reais as diferenças entre o jeito de ser, o cheiro, as temperaturas, as pessoas, os sons, os tamanhos dos lugares e esses elementos constituem energias de qualidades distintas.  

Agora pensamos na linda relação que se dá entre: essa energia referida e a nossa energia pessoal que é tão múltipla quanto a primeira. Acordamos de formas variadas, temos fomes e fomes, vontades, disposições e cansaços que se enrolam com as cidades e dependem delas. 



Daí que viajar surge como algo mágico, e ainda há um ingrediente que pode melhorar essa receita: as pessoas com quem você viaja ou quem você conhece viajando. 

As pessoas são as responsáveis pelo grau da lente com a qual você vai olhar para aquilo que ainda não conhece. Imaginem a importância disso, já que quando se trata de uma viagem distante as chances de voltar nos lugares é pequena. 

Viajar é praticamente se despedir pra sempre do que você acabou de vestir/ conhecer, ou seja, é perder de vista a vista que acabou de encontrar.  

Dividir essa instantaneidade fugidia com as pessoas é dividir momentos não comuns nos quais temos reações bastante intimas, que nos mostram. 



Viajar faz bem para a mente e nem sempre para o corpo, mas como não são coisas separadas no fim das contas, a balança do lado bom vence com muita vantagem. 

Mas todos esses aspectos positivos, essas experiências aleatórias, outras nem tanto, de conhecer lugares e pessoas não teriam sentido se não pudéssemos compartilhar isso com quem fica.

E também compartilhar conosco mesmo em um revisitar a visita que acontece quando contamos a viagem.
Para fechar com chave de ouro uma viagem é fundamental fazer algo muito prazeroso, aconchegante e reconfortante: voltar!


Gregório Grisa

Nenhum comentário: