quarta-feira, julho 10, 2013

Se especializar em gente é ótimo.

Um levantamento recente produzido pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que no curso de medicina no Brasil, os estudantes formados em escolas particulares respondem por 88% das matrículas nas universidades públicas. Lembro que as escolas particulares representam 12% das matrículas do ensino médio no país. Formar um médico em uma universidade federal custa em média 800 mil reais. 
Diante desse público e desse gasto público, compreendo a ampliação do curso por mais 2 anos de experiência remunerada no SUS, e entendo o temor que isso pode representar para alguns tendo em vista que esse tipo de trabalho não está nos melhores planos de boa parcela desse grupo que ingressa na medicina.
Minha mãe quando fez magistério trabalhou 2 anos de graça em escola pública, eu e minha irmã fizemos estágio de um ano sem receber nada em escolas públicas, todos obrigatórios, isso só somou. Nós não somos exemplos, mas outras inúmeras profissões e profissionais são. Vivemos em uma sociedade de graves contrastes e desigualdades, isso tem de mudar e mudança representa perda de privilégios sim. 
Considerar o salário de 10 mil baixo no Brasil é virar as costas para realidade, exigir revalida para estrangeiros que terão acompanhamento das universidades em programas emergências datados que priorizam brasileiros é demagogia sim. Ganhar 30, 40, 70 mil pode ser a realidade de poucos, mas com o aumento de profissionais formados e de demanda a categoria médica terá de reconsiderar e trabalhar por 10 mil sim, pelo menos em períodos especiais como esse. 

Nenhum comentário: