sexta-feira, agosto 09, 2013

Sisu/Enem na UFRGS


Retirado da edição de 10/08/2013 do Correio do Povo.

Gregório Grisa

As razões básicas do porquê de a Ufrgs não aderir ao Sisu/Enem em 2014 já circulam na imprensa, quais sejam: risco de judicialização por suposta falta de isonomia do processo seletivo público, tendo em vista que as inscrições para o Enem já estão encerradas esse ano e o curto tempo de debate para determinar o peso das provas do Enem na seleção da Ufrgs por curso. Contudo, além do estudo que a Comissão Especial terá de fazer para formular a proposta de adesão em 2015 até outubro próximo, sobre porcentagem de vagas destinadas, operacionalidade da seleção mista e manutenção de provas específicas, gostaria de destacar aspectos estruturais referentes à adoção do Sisu/Enem pela Ufrgs.
Caminhos inversos guiarão minha reflexão, um que sai da Ufrgs rumo ao Sisu/Enem e outro que parte do Sisu/Enem em direção à nossa universidade.
A Ufrgs tem tradição e competência na confecção e execução do seu processo seletivo. Essa expertise não pode ficar restrita à instituição. Ao aderir ao Sisu/Enem, os quais necessitam de aperfeiçoamentos, a Ufrgs poderá e deve participar com significativa ingerência tanto do Sisu quanto da elaboração das provas do Enem, a fim de qualificar muitos aspectos dessa engrenagem de seleção. Por outro lado, a adoção do Sisu/Enem fará com que recebamos na Ufrgs estudantes de outros estados e mais alunos do interior do RS, aumentando nossa diversidade e exigindo que a política de assistência estudantil se oxigene. Teremos que transcender os critérios socioeconômicos do Pnaes (Programa Nacional de Assistência Estudantil) e desenvolver outras modalidades de assistências, como de caráter pedagógico, cultural e de inserção social, o que só somaria à universidade.
Como membro da Comissão Especial, creio que um processo misto de seleção, isto é, ingresso via Sisu/Enem e via Concurso Vestibular, fará com que tenhamos uma rica experiência acadêmica, pois garantiríamos que novos horizontes e desafios se anunciassem e, ao mesmo tempo, manteríamos o know-how do Concurso Vestibular da Ufrgs ativo e em constante aprimoramento.

membro da Comissão Especial Sisu / Enem da Ufrgs

Nenhum comentário: