segunda-feira, julho 05, 2010

Senso Comum

OBS: A linguagem é clássica, mas a interpretação serve para os nossos dias perfeitamente é muito didática a passagem a seguir.

"Para Gramsci é no terreno do senso comum que as classes subalternas incorporam as ideologias dominantes, cuja pretensa verdade se impõe às classes subalternas como única, como superstição. É portante, no terreno ideológico que se produzem e se mantêm, em função da divisão da sociedade em classes antagônicas, as resistências aos impulsos de unificação da consciência humana.
O senso comum é explorado e utilizado pelas classes dominantes para cristalizar a passividade popular, bloquear a autonomia histórica que poderia resultar, para as massas, no seu acesso a uma filosofia superior. O que importa nesse projeto da burguesia, é fazer com que as massas não tenham a possibilidade de assimilar em profundidade uma nova concepção de mundo, embora a ela possam ter acesso apenas para o senso comum assuma uma coerência formal e não seja desvendada sua incoerência real.
A classe dominante consegue impor a sua ideologia porque, em primeiro lugar, detém a posse do 'Estado' e dos principais instrumentos hegemônicos (organização escolar, religiosa, imprensa, ect.), lugar constituinte dos valores sociais e garantia da sua reprodução; e em segundo lugar, possui o poder econômico que representa uma grande força no seio da sociedade civil, pois além de controlar a produção e distribuição dos bens econômicos, organiza e distribui as ideias. "

Ivete Semionatto

Um comentário:

jose ernesto grisa disse...

Bom texto, dá para trabalhar em aula, acreditar que os alunos ao menos na leitura saiam do senso comum.
O senso comum é um espécie de venda, que não permite a pessoa enxergar o mundo concreto, fica só no vulto da aparência.
grisa