segunda-feira, maio 07, 2012

Decisão do STF e os mitos


Fonte: Jornal Correio do Povo de 04/05/2012

Gregório Grisa

O julgamento do STF, o qual considerou as cotas raciais plenamente constitucionais, por unanimidade, serviu para derrubar uma série de mitos. Vou salientar alguns nesse texto. O primeiro seria o de que o Brasil vive em plena democracia racial e que não há racismo. O fato de você não se achar racista e tratar cordialmente pessoas de outra cor ou etnia não significa que não haja racismo interpessoal e estrutural e, muito menos, que as desigualdades raciais não sejam muito graves. O segundo: que as cotas raciais iriam promover uma "racialização" da universidade. Até onde se sabe não há dado empírico que sustente tal receio, pelo contrário, a diversidade tem sido um ponto positivo, segundo alunos e professores de instituições com cotas.

O terceiro mito reside na defesa de que o mérito é um critério justo para se ingressar no ensino superior. O mérito pessoal é apenas um dos elementos a ser levado em conta. Em uma sociedade desequilibrada como a nossa, no que tange às oportunidades materiais e simbólicas, o mérito como único critério apenas reproduz hierarquias sociais históricas. Outro argumento que cai por terra é o de que cotas ferem o princípio constitucional da igualdade. Segundo os ministros do STF, as cotas são ações que buscam exatamente esse princípio, isto é, dão vida à transição necessária da igualdade de direito, estabelecida como ideal em lei, à igualdade de fato, que se busca na vida concreta.

Existem ainda outros mitos desnudados pelos votos dos ministros, porém, é importante dizer que a quantidade de cidadãos contrários a essa política pública - que se dá pela crença nesses mitos - também se explica pela campanha aberta que a maior rede de comunicações do Brasil faz, há uma década, contra as cotas. O imaginário coletivo acerca do tema vem se constituindo pelas noções, interpretações e informações que esse grupo hegemônico produz.

doutorando em Educação

Nenhum comentário: