quarta-feira, abril 08, 2015

Utilidade Pública: como nos informar



Em geral, as pessoas seguem no Facebook as páginas de veículos tradicionais de comunicação para se informar diariamente. Isso significa acompanhar a Globo, a Folha de SP, o Estadão, Veja, Época, Istoé, o Terra, a ZH (no RS), Valor Econômico, o R7, UOL e outros. Seguindo essas páginas recebemos cotidianamente uma versão da realidade, da notícia, do fato social. Sugiro acrescentar entre esses o El País Brasil, Brasil Post e a BBC Brasil, esses acompanham a versão tradicional do Jornalismo comercial com alguma diversidade. 

Por outro lado, devo dizer que para configurarmos um leque democrático de acesso a informação, para termos acesso a vieses mais críticos e alternativos esses sites não bastam, pelo contrário, eles limitam esse anseio. Por isso, irei sugerir páginas que oferecem avaliações de um outro ponto de vista, que contêm análises mais profundas e menos aligeiradas. 

A versão das corporações que controlam os meios de comunicação, da direita política do país está garantida nas páginas citadas acima e nas suas derivadas. Com as dicas abaixo pretendo ofertar desde órgãos que representam versões ligadas ao governo até, e principalmente, páginas de veículos independentes sérios, que produzem jornalismo comprometido com outros setores da sociedade que não os donos da mídia comercial. Todas indicações são de órgãos cujos conteúdos posso não concordar plenamente, mas creio ser honestos em suas deliberações jornalísticas, tanto que deixam claro seus posicionamentos. 

Seguem as páginas que fazem contraponto às tradicionais. 

Caros Amigos
Carta Capital
Revista Fórum
247
Pragmatismo Político
Jornal Brasil de Fato
Carta Maior
Viomundo
Sul 21
Diário do Mundo

Páginas de Jornalismo (muito importantes para ver outro perfil de informação).

Repórter Brasil
Agência Pública
Jornalistas Livres
Mídia Ninja
Jornalismo B
Rede Brasil Atual
ONU Brasil
Anistia Internacional Brasil

Entretenimento, arte e cultura e curiosidades

Revista Cult
Revista Bula
Obvious
Catraca Livre
Hypeness
Revista Superinteressante

De conteúdo político e econômico

Le mond diplomatique Brasil
Opera Mundi
Correio da cidadania
Outras palavras
O Fato e a História

Saliento que seguir as páginas dos ministérios e órgão governamentais de interesse particular são muito importantes, as do IPEA do IBGE são fundamentais. Seguir páginas de secretarias estaduais e municipais, bem como de personalidades e pessoas públicas que nos interessam também são maneiras de diversificar a informação. 

Gregório Grisa




Nenhum comentário: